terça-feira, 20 de julho de 2010

TRUPE ARTEMANHA ABRE INSCRIÇÕES PARA TREINAMENTOS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2010

TREINAMENTO DE ATOR- Código: TA01
com Tiche Viana - Barracão Teatro (Campinas – SP)
O conteúdo abordado pela oficina será:
A preparação do ator para o trabalho: a concentração
Ritmo e escuta: bastões e corda
Esvaziamento: limpeza de vícios expressivos e trejeitos – máscara neutra
A presença cênica: a disponibilidade do ator através da escuta, visão e percepção, no tempo presente;
A concretude expressiva do corpo: movimento, gesto e ação;
Relação com o espaço e com os outros corpos;
Elementos da criação teatral como: jogo, organização do trabalho do ator, relação;
Compromisso e envolvimento com a ação realizada na construção de uma narrativa;
A cena através da improvisação.
Pré-requisito para a participação: disponibilidade para o trabalho físico.
Material necessário para cada participante: roupas sem estampa, de cores neutras, que possibilitam o trabalho físico.

Tiche Vianna é atriz, diretora e pesquisadora de teatro, formada pela Escola de Arte Dramática (EAD/ECA em 1987) da Universidade de São Paulo. Especializou-se na linguagem das máscaras e na Commedia Dell´Arte, na Itália, pela Università degli Studi di Bologna (1989/90) e pelo Firenze of Papier Machê (antigo Alice Atelier – 1988/89). Lecionou (1992/1994) e coordenou (1997) a Escola Livre de Teatro de Santo André/SP e foi professora de improvisação, interpretação e máscaras no Departamento de Artes Cênicas da Unicamp (1994/1999). Desenvolve trabalhos de orientação de Pesquisa e Projetos de Montagem junto à ECA e EAD.
É sócia fundadora do BARRACÃO TEATRO – espaço de investigação e criação teatral, ao lado de Esio Magalhães, onde pesquisam o ator como veículo da expressão teatral, tendo por base a linguagem de máscaras, a commedia dell’arte, o palhaço e o teatro popular. Coordena os trabalhos do Núcleo de Estudos do Barracão Teatro sobre a dramaturgia e a cena contemporânea, o ator e o público contemporâneo.
Alguns trabalhos, dos quais participou como atriz: Uma rapsódia de personagens extravagantes (1992) criação coletiva dirigida por Cristiane Paoli-Quito, Ôneiron (1993), dirigido por Leopoldo Pacheco e Instrangeira, (2002) espetáculo realizado dentro do projeto Solos do Brasil.
Como diretora/pesquisadora, realizou entre outros, os seguintes espetáculos: A lenda do amor entristecido (1995), Birosca-Bral (2003/2004), Freguesia da Fênix (2005/2006) e Encruzilhados: Entre a Barbárie e o Sonho (2007), Lúdico Circo da Memória (com Francisco Medeiros - 2008) Sinfonia para Ninguém Ouvir (2009/2010).
Foi responsável pela preparação dos atores das microsséries Hoje é Dia de Maria, primeira e segunda jornadas, A Pedra do Reino e Capitu, exibidas pela rede Globo entre 2005 e 2008, dentro do Projeto Quadrante, sob direção de Luiz Fernando Carvalho.
Data do Treinamento: 18 a 22 de outubro – 14h às 17h
Local: Espaço Artemanha de Teatro – Estrada do Campo Limpo, 2706 (subsolo) – Bairro Campo Limpo – São Paulo - SP – (11) 5844-4116
Serão selecionadas 6 pessoas
Gratuito
Inscrições:
1ª ETAPA: Enviar Carta de Interesse, Currículo e o Código do Treinamento para producaoartemanha@gmail.com até dia 15 de agosto.
2ª ETAPA: Entrevista


TREINAMENTO DE ATUADOR – Código: TA02
com Tania Farias – Tribo de Atudadores Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto Alegre - RS)
A oficina investigará o movimento e a voz para a ampliação do corpo do ator e a ocupação do espaço teatral e urbano.
O Ói Nóis Aqui Traveiz (RS) acredita que a rua deve ser palco de um teatro que se assuma como constante repensar da sociedade. O cenário do espaço público exige do ator uma pré-disposição para lidar com todo tipo de imprevisto e um gesto ampliado capaz de prender a atenção dos cidadãos que acorrem casualmente. Em um encontro coordenado pelos profissionais do grupo, a oficina investigará o movimento e a voz para a ampliação do corpo do ator e a ocupação do espaço urbano.
Pré-requisito para a participação: Estudantes de teatro com mais de 16 anos.
Ministrante: Tânia Farias

Tânia Farias é atriz e produtora teatral. Atuadora da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz desde 1994. Coordena os projetos Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo e Ói Nóis na Memória, tendo publicado os livros Aos que virão depois de Nós Kassandra In Process o Desassombro da Utopia organizado por Valmir Santos, A Utopia em Ação de Rafael Vecchio, Uma Tribo Nômade de Beatriz Britto. Publica semestralmente a Cavalo Louco Revista de Teatro da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. Acaba de realizar o I Festival de Teatro Popular Jogos de Aprendizagem. Como atriz e encenadora da Tribo participou das criações coletivas A Morte e a Donzela de Ariel Dorfmann, A Heroína de Pindaíba de Augusto Boal, Hamlet Máquina de Heiner Müller, A Exceção e a Regra de Bertolt Brecht, Aos que virão depois de nós Kassandra In Process, A Missão Lembrança de uma Revolução de Heiner Müller, O Amargo Santo da Purificação entre outras.
Data do Treinamento: 25 a 29 de outubro – 14h às 18h
Local: Espaço Artemanha de Teatro – Estrada do Campo Limpo, 2706 (subsolo) – Bairro Campo Limpo – São Paulo - SP – (11) 5844-4116
Serão selecionadas 6 pessoas
Gratuito
Inscrições:
1ª ETAPA: Enviar Carta de Interesse, Currículo e o Código do Treinamento para producaoartemanha@gmail.com até dia 15 de agosto.
2ª ETAPA: Entrevista


MOVIMENTOS DO COTIDIANO - Código: TA03
com Renato Ferracini – Lume Teatro (Campinas – SP)
Dirigido a atores, bailarinos e interessados em geral, iniciantes em suas práticas de estudo do corpo (como estudantes de artes cênicas e dança). O curso oferece uma visão geral do treinamento cotidiano sistematizado por atores do LUME: reconhecimento e dilatação das capacidades expressivas do corpo. Através de metodologias concretas, o curso aborda temas básicos do trabalho de ator: ética (autodisciplina e autonomia); preparação e prontidão (aquecimento do corpo-mente e presença); aspectos energéticos e técnicos do ofício (transformação do peso em energia, dinâmica das ações no espaço e no tempo, articulações e segmentação corporal, modulação da energia, jogo entre atores).
Ministrante: Renato Ferracini

Renato Ferracini é doutor pelo Departamento de Multimeios – Instituto de Artes – UNICAMP. Tem mestrado pelo mesmo Departamento e é bacharel em artes cênicas também pela UNICAMP. Desde janeiro de 1993 é ator-pesquisador-colaborador integrante do LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP, desenvolvendo pesquisas na codificação, sistematização e teatralização de técnicas corpóreas e vocais não-interpretativas do ator dentro de três linhas mestras de trabalho: o Clown e a Utilização Cômica do Corpo, a Mímesis Corpórea e a Dança Pessoal, além do desenvolvimento de uma metodologia de treinamento técnico-corpóreo-vocal cotidiano e a sua transmissão.
Data do Treinamento: 01 a 05 de novembro – horário a definir
Local: Rua Carlos Diniz Leitão, 150 – Vila Santa Isabel – Barão Geraldo – Campinas – SP - (11) 5844-4116
Serão selecionadas 6 pessoas
Gratuito
Inscrições:
1ª ETAPA: Enviar Carta de Interesse, Currículo e o Código do Treinamento para producaoartemanha@gmail.com até dia 15 de agosto.
2ª ETAPA: EntrevistaOBS.: Despesas com Hospedagem, Alimentação e Transporte por conta dos inscritos. Trupe ArtemanhaEspaço Artemanha de TeatroEstrada do Campo Limpo,2706 - subsoloBairro Campo Limpo São Paulo - SPCep 05777-000(11)5844-4116

Nenhum comentário:

Postar um comentário